1894-1958
Kaunas, Lituânia
Varvara Stepanova foi uma das fundadoras do Construtivismo Russo e sua contribuição para o design têxtil é uma de suas marcas mais valiosas para a história. Foi pintora, poeta, cenógrafa, designer gráfica, professora, tendo produzido um corpo de trabalho extenso e variado, incluindo pôsteres, livros, revistas e roupas. Estudou na Escola de Arte de Kazan e, no início de sua carreira, explorou uma ampla gama de tendências artísticas, do simbolismo ao realismo, interessada na fusão do som e da imagem, criando uma espécie de poesia visual. Ela também investigou o campo da colagem, trabalhando com fotografias, jornais e anúncios, trazendo um campo “legível” e geométrico para a obra. Depois da revolução de 1917, em parte de seus trabalhos passou a explorar o conceito do novo ser humano socialista – robótico, eficiente, dinâmico – estudando movimentos simples como pular, sentar, andar. Entretanto, logo direcionou suas habilidades artísticas para tornar a arte um campo de teste, que visava a criação de modelos para novos designs industriais. Suas inclinações ao estudo do movimento a levaram a projetar estruturas e padrões que se ajustavam à função da peça de roupa a que se destinavam, com uma atenção especial a qualidade dos tecidos que utilizava e a funcionalidade da trama do fio. Criou vestuários e uniformes em estampas geométricas com linhas e combinações de cores que valorizavam os movimentos. Também desenvolveu vestimentas utilitárias para trabalhadores e figurinos para teatro. Como legado, Varvara Stepanova criou conceitos de sustentabilidade para moda que repercutem até hoje: quanto mais útil e durável uma peça de roupa for, mais ela será utilizada e mantida no guarda-roupa.
- Retrato de Varvara Stepanova
- “Composition is the contemplative approach of the artist. Technique and Industry have confronted art with the problem of construction as an active process and not reflective”
- Billiard players (1920) – Museo Nacional Thyssen-Bornemisza
- Study the Old, but Create the New (1919)
- Design Têxtil (1924) – Coleção Privada
- Design Têxtil (1924) – Musée Pouchkine
- Circle Points, Teal and Orange (1923)
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