1889-1924
Ivanovskoe, Rússia
Liubov Popova viveu intensos e prolíficos 35 anos. Cresceu em um ambiente cercado de arte, estudou em importantes escolas russas e desenvolveu sua produção nos ateliês de reconhecidos artistas de vanguarda em Moscou. Liubov Popova foi pintora, artista gráfica, cenógrafa teatral, designer têxtil, professora e teórica da arte. Ocupando um lugar singular entre o futurismo e o cubismo, mergulhou em experimentações desde muito nova, explorando pintura não objetiva, abstrata ou sem objeto. Viajou por diversas cidades russas e italianas em busca de inspiração. Começou, então, a realizar pinturas mais dinâmicas, usando sombreamentos e realces para criar sensações de movimento. Seu corpo de trabalho pictórico é relativamente pequeno, pois rapidamente rejeitou a pintura de cavalete e, em 1921, se concentrou no que entendia como arte utilitária, adotando uma posição construtivista. Foi conhecida entre os seus pares contemporâneos como “artista-construtora”, usando suas habilidades artísticas para projetar novos objetos do cotidiano para produção em massa, assim como aventurou-se em colaborações para as artes cênicas. Sua atuação também se expandiu para o campo do ensino, lecionando sobre design têxtil na renomada escola Vkhutemas – Popova foi uma das primeiras mulheres a colaborar com essa indústria na União Soviética. Seus trabalhos – em pintura ou padrões têxteis – exploravam a natureza da linha, experimentando várias frentes para uma única ideia: assim, muitas de suas obras eram seriadas. Popova buscou produzir tecidos adequados às mulheres soviéticas de todas as esferas da vida, sem distinção de classe social ou ocupação. O seu falecimento, ainda muito jovem, interrompeu precocemente uma intensa e criativa carreira, muito prolífica mesmo em seu curto período.
- Retrato de Liubov Popova
- “Our new aim is the organisation of the material environment, i.e. of contemporary industrial production, and all active artistic creativity must be directed towards this”
- Seated Figure (1914-15)
- Space Force Construction (1921) – MOMA
- Textile Design (1924) – Private collection
- Set design for The Magnanimous Cuckold (1922)
- Textile Design (1923/1924)
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