Properzia de’ Rossi

1490-1530

Bolonha, Itália.

Talvez a primeira grande escultora da história ocidental. Properzia de’ Rossi foi a única mulher com um cápitulo próprio – entre 142 artistas – que Giorgio Vasari (1511-1574) documentou na primeira edição de seu famoso livro “Vida dos artistas”. O historiador escreveu em um epitáfio no final do capítulo de’ Rossi que “os mármores esculpidos por sua mão mostram o que uma mulher pode fazer com talento e habilidade vigorosos”. Properzia de’ Rossi demonstrou habilidades artísticas desde muito cedo, assim, sua família a colocou para estudar com Marcantonio Raimondi (1480-1534), conhecido como o primeiro mestre da gravura na Itália. Não temos informações, sobre como ‘Rossi passa do bidimensional para o tridimensional, mas a artista começa a esculpir trabalhos em caroços de frutas, como pêssegos, ameixas e cerejas. A técnica, apesar de incomum, era uma prática no renascimento europeu, especialmente pelo baixo custo do material, e havia caído no gosto da alta classe, sendo considerados objetos de luxo. Também não há documentações que indiquem como ‘Rossi saiu das miniaturas em caroços de frutas para grandes esculturas em mármore. Diferente do que fez com os artistas homens, dos quais esmiuçou suas formações em suas respectivas bibliografias, Vassari não entrou em detalhes sobre como ‘Rossi adquiriu tamanhas habilidades. Sabe-se que a artista teve inspiração em outros grandes nomes contemporâneos na confecção de seus trabalhos, como Rafael, Correggio, Michelangelo. O que faz da escultora uma artista única, é a sua capacidade de fundir e sintetizar diferentes modelos e técnicas e chegar em uma composição pessoal, rica em detalhes, com destreza única e muita segurança na execução de suas obras. Sua fama foi tamanha que em 1530, o Papa Clemente VII, sobrinho de Lorenzo Magnífico, ao chegar em Bolonha para a coroação do imperador Carlos V, quis conhecê-la, porém ela havia falecido há cerca de uma semana. Apesar de seu enorme sucesso em vida, a artista faleceu na miséria com muitas dívidas – na maioria hospitalares-, e hoje seu legado preservado e reconhecido não passa de poucas peças.

1. Retrato gravado de Properzia de’ Rossi
2. Joseph and Potiphar’s Wife (1525-26) – Basilica di San Petronio Museum, Bologna
3. Grassi Family Coat of Arms (1510-30) – Museo Civico Medievale, Bologna
4. Detalhe de Grassi Family Coat of Arms (1510-30) – Museo Civico Medievale, Bologna
5. The Annunciation (entre 1510-1540) – Museo civico medievale a Bologna
6. Carved Cherry Stone Pendant (1510-30)

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