Plautilla Nelli

1524-1588

Florença, Itália

Tendo se tornado freira aos 14 anos, Plautilla Nelli é talvez a primeira pintora renascentista de que temos registro. Sua formação se dá de maneira autodidata dentro do convento, inspirada pela obra de Girolamo Savonarola, pintor religioso, e pelos desenhos de Frade Bartolomeo. Muito do que evoluiu na pintura, predominantemente religiosa, veio de um esforço de criar dentro do convento uma espécie de guilda de artistas. Tamanho foi o reconhecimento que obteve que ensinava outras freiras a pintar e, juntas, vendiam várias obras aos mecenas florentinos. Foi uma das poucas mulheres citadas por um dos primeiros historiadores de arte, Giorgio Vasari, no seu livro “Le Vite de’ più eccellenti pittori, scultori, ed architettori”. É reconhecida também por ser a única mulher de que se tem notícia a ter pintado o episódio bíblico d’A Última Ceia, obra restaurada e apresentada ao público no final de 2019.

  1. Sem título
  2. “Orem pela pintora” frase escrita em sua obra “A Última Ceia”
  3. A última ceia (1515-1520) – Basílica de Santa Maria Novella – único trabalho assinado por Plautilla Nelli conhecido
  4. Lamentação com Santos (1569)
  5. Visão de St. Catherine de Cristo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Picture of Ana Carla Soler

Ana Carla Soler

Ana Carla Soler é historiadora da arte pela UERJ, relações públicas graduada pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduada em Marketing pela Universidad de Barcelona (ES) e especialista em Marketing Digital pela ESPM. Direciona sua pesquisa para a presença feminina no sistema da arte, atuando como curadora pesquisadora de mulheres artistas. Em 2023 foi selecionada para a Residência em Curadoria e Pesquisa do Instituto Inclusartiz e 2022 foi ganhadora do Edital de Pesquisa e Curadoria da Galeria OMA. Foi curadora de exposições como Abolicionistas, no Museu de Arte do Rio – MAR, Gravadas no Corpo, no Bananal (SP) e no Instituto Inclusartiz (RJ) e Tromba D’água no SESC São Gonçalo.

Veja também