Norma Broude

1941-

Nova York, EUA

Norma Broude é pesquisadora, historiadora, escritora e doutora. Graduou-se pela Hunter College e desenvolveu o restante de sua carreira acadêmica na Columbia University, em Nova York. Ela é uma das pioneiras no revisionismo de narrativas da História da Arte e de desafiar outras visões para a extensa produção do movimento expressionista na Europa no século XX e XXI. Ao lado de Mary Garrard, produziu uma das mais importantes séries de estudos que questionam os protagonismos masculinos e posicionamentos da arte a partir de uma visão feminista. Juntas, contribuíram de maneira significativa para a identificação e consolidação de um corpo acadêmico rico e criativo que afetou o curso da história da arte. Sua produção de maior alcance é a trilogia de estudos sobre arte e feminismo, na qual aborda: revisionismo histórico da arte pelo panorama da mulher; a reunião de trabalhos, obras e artistas feministas; e uma crítica sobre a produção artística feminista com um recorte para a década de 80 e 90. Juntos, os três volumes contêm ensaios sobre diversas artistas, algumas das quais tratadas em mais de um ensaio, trazendo perspectivas distintas e complementares sobre nomes centrais nessa reescrita. No primeiro estudo da série, “Feminism and Art History: Questioning the Litany” (1982) Norma Broude e Mary Garrard literalmente questionam a ladainha sedimentada da história da arte corrente, tradicional, trazendo visões alternativas em potentes ensaios de 17 estudiosos – organizados em ordem cronológica, cobrindo os principais períodos da antiguidade até o presente. No segundo livro “The Expanding Discourse: Feminism and Art History” (1992), as autoras também abordam um período de tempo bastante extenso, organizado a partida de algumas das melhores escritas da história da arte feministas, trazendo a abundância, a diversidade e as principais tendências conceituais do feminismo na arte. E, no seu terceiro livro, “Reclaiming Female Agency: Feminist Art History after Postmodernism” (2005), identificam a atuação feminina como um tema central dos estudos feministas, refletindo sobre a produção de conhecimento sobre a história da arte dos últimos 30 anos.

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