Natalia Goncharova

1881-1962

Tula Governorate, Rússia

Uma das artistas mais representativas das vanguardas russas, Natalia Goncharova foi pintora, cenógrafa, figurinista, ilustradora, desenhista, designer de moda e escritora. Cresceu na área rural em uma família abastada e desde muito cedo teve contato com a arte. Durante toda a sua vida foi apaixonada pelo folclore russo e pela arte popular, especialmente pelo bordado. Estudou escultura na academia de arte de Moscou, mas foi na pintura que encontrou o seu meio preferido de expressão. Contudo, as mulheres que podiam frequentar os cursos eram proibidas de se diplomar, o que a levou a abandonar os estudos e perseguir uma formação em ateliês independentes. Sua produção inicial não era muito bem aceita, já que misturava influência das vanguardas francesas e o gosto por temas folclóricos. A origem russa de Natalia Goncharova era uma grande fonte inspiração para suas criações. Suas primeiras obras foram autorretratos, seguidos de trabalhos com um olhar especial para a cultura popular e camponesa. Porém, foi na combinação desses assuntos com a estética cubo-futurista que a artista encontrou seu caminho singular, chamado de Raionismo. Suas pinturas assumiram uma formalização mais abstrata, com cores fortes e linhas geometrizadas – uma tentativa de reproduzir os reflexos dos raios solares sobre a paisagem e os objetos. Passou a ser reconhecida como uma artista plural e inovadora, explorando novas técnicas, estilos e formatos. Realizou uma grande mostra individual, participou de exposições do grupo alemão Der Blaue Reiter com Gabriele Münter, colaborou com Sergei Diaghilev em figurinos e cenários para os Ballet Russes, produziu para o cinema, ilustrou livros, desenhou roupas no contexto da moda em Moscou e Paris, e desfilou maquiagens corporais futuristas. Uma de suas mais belas pinturas foi recorde de leilão em 2007, tornando Goncharova uma das mulheres a alcançar os mais altos valores no mercado de arte.

  1. Retrato de Natalia Goncharova
  2. “I feel free and full of courage, that is to say I am painting and that is how I express my ‘joie de vivre'”
  3. Peasant Woman from Tula Province (1910)
  4. Bluebells (1909)
  5. Set design Le Coq d’or (1914)
  6. Electric Lamp (1913)
Facebook
Twitter
LinkedIn
Picture of Ana Carla Soler

Ana Carla Soler

Ana Carla Soler é historiadora da arte pela UERJ, relações públicas graduada pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduada em Marketing pela Universidad de Barcelona (ES) e especialista em Marketing Digital pela ESPM. Direciona sua pesquisa para a presença feminina no sistema da arte, atuando como curadora pesquisadora de mulheres artistas. Em 2023 foi selecionada para a Residência em Curadoria e Pesquisa do Instituto Inclusartiz e 2022 foi ganhadora do Edital de Pesquisa e Curadoria da Galeria OMA. Foi curadora de exposições como Abolicionistas, no Museu de Arte do Rio – MAR, Gravadas no Corpo, no Bananal (SP) e no Instituto Inclusartiz (RJ) e Tromba D’água no SESC São Gonçalo.

Veja também