1926-2009
Cleveland, Ohio- EUA
Nancy Spero produziu por mais de 60 anos obras que abordaram de maneira espetacular e provocadora o papel da mulher na sociedade. A artista lidou com as questões de sua época, mas as peças parecem chocantemente relevantes para o nosso próprio tempo. Estudou no Art Institute of Chicago (1945–49) e em Paris, na École des Beaux-Arts (1949–50). Para além de uma artista prolífica, foi também uma ativista envolvida com questões políticas, tendo produzido reflexões contemporâneas, como o que chamou de “obscenidade” da Guerra do Vietnã. Foi membro do coletivo Mulheres Artistas na Revolução e cofundadora, em 1972, da Galeria AIR, um projeto exclusivo para mulheres. A partir de 1974, Spero direcionou todo seu corpo de trabalho para as mulheres, explorando representações femininas arquetípicas em várias culturas e épocas, buscando reformular a própria história a partir de uma perspectiva que ela chamou de “mulher como protagonista”. Nancy Spero explorava múltiplas abordagens das figuras femininas, desde o desejo erótico – com mulheres abrindo suas vulvas para o espectador – e a subjugação histórica das mulheres, tratando guerreiras e deusas como heroínas e revolucionárias. Sua produção de texto foi igualmente importante e relevante em sua trajetória, clamando por temas como direito ao aborto, o abuso de poder ou fazendo críticas aos “sistemas masculinos” estruturais. Seu corpo de trabalho rejeitou a passividade e o silêncio em um profundo compromisso de usar a arte para combater a desigualdade.
- Retrato de Nancy Spero
- “I am thinking about the women’s condition, showing victimage or celebratory sexuality in an exaggerated way”
- Nightmare Figures II (1961)
- Notes in Time on Women (1979) – MoMA
- Goddess and Centaur (1983)
- The Goddess Nut II (1990) – Museo Tamayo
- Sheela-Na-Gig (1991)
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