1744-1819
Londres, Reino Unido
Para apresentar Mary Moser, é imprescindível apontar que sua importância para o mundo das artes é gigante. Ela e Angelica Kauffman foram as únicas duas mulheres envolvidas na fundação da Royal Academy. Como muitas das artistas de destaque nos séculos XVII, XVIII e XIX, veio de uma família de artistas – seu pai era pintor e a incentivou e iniciou na pintura. Aos 14 anos ganhou um prêmio da Society of Arts pela qualidade de suas pinturas florais. Apesar de ter também realizado retratos e pintado cenas históricos, a perfeição com que pintava flores foi o que lhe deu destaque em vida. Com 24 anos, foi convidada para ingressar na Royal Academy of Arts. Casou-se apenas aos 49 anos, algo quase impossível para a época! Depois disso passou a assinar suas obras como Mary Lloyd. Uma doença, que ocasionou a perda de visão, impediu que Mary Moser continuasse pintando, mas não a impediu de seguir ativa nos assuntos das Assembléias da Royal Academy. E, como uma mulher absolutamente competente, chegou até mesmo a ser indicada à presidência da instituição.
- Mary Moser, painted by George Romney (1770-71) – National Portrait Gallery, Londres, UK
- Vase of Flowers (s.d.) – Fitzwilliam Museum, University of Cambridge, UK
- Spring (ca. 1780) – Royal Academy of Arts
- Summer (ca. 1780) – Royal Academy of Arts
- Recorte da obra de Henry Singleton na qual aparece Mary Moser e Angelica Kauffman
- Henry Singleton, The Royal Academicians in General Assembly (1795) – Royal Academy of Arts
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