Liubov Popova

1889-1924

Ivanovskoe, Rússia

Liubov Popova viveu intensos e prolíficos 35 anos. Cresceu em um ambiente cercado de arte, estudou em importantes escolas russas e desenvolveu sua produção nos ateliês de reconhecidos artistas de vanguarda em Moscou. Liubov Popova foi pintora, artista gráfica, cenógrafa teatral, designer têxtil, professora e teórica da arte. Ocupando um lugar singular entre o futurismo e o cubismo, mergulhou em experimentações desde muito nova, explorando pintura não objetiva, abstrata ou sem objeto. Viajou por diversas cidades russas e italianas em busca de inspiração. Começou, então, a realizar pinturas mais dinâmicas, usando sombreamentos e realces para criar sensações de movimento. Seu corpo de trabalho pictórico é relativamente pequeno, pois rapidamente rejeitou a pintura de cavalete e, em 1921, se concentrou no que entendia como arte utilitária, adotando uma posição construtivista. Foi conhecida entre os seus pares contemporâneos como “artista-construtora”, usando suas habilidades artísticas para projetar novos objetos do cotidiano para produção em massa, assim como aventurou-se em colaborações para as artes cênicas. Sua atuação também se expandiu para o campo do ensino, lecionando sobre design têxtil na renomada escola Vkhutemas – Popova foi uma das primeiras mulheres a colaborar com essa indústria na União Soviética. Seus trabalhos – em pintura ou padrões têxteis – exploravam a natureza da linha, experimentando várias frentes para uma única ideia: assim, muitas de suas obras eram seriadas. Popova buscou produzir tecidos adequados às mulheres soviéticas de todas as esferas da vida, sem distinção de classe social ou ocupação. O seu falecimento, ainda muito jovem, interrompeu precocemente uma intensa e criativa carreira, muito prolífica mesmo em seu curto período.

  1. Retrato de Liubov Popova
  2. “Our new aim is the organisation of the material environment, i.e. of contemporary industrial production, and all active artistic creativity must be directed towards this”
  3. Seated Figure (1914-15)
  4. Space Force Construction (1921) – MOMA
  5. Textile Design (1924) – Private collection
  6. Set design for The Magnanimous Cuckold (1922)
  7. Textile Design (1923/1924)
Facebook
Twitter
LinkedIn
Picture of Ana Carla Soler

Ana Carla Soler

Ana Carla Soler é historiadora da arte pela UERJ, relações públicas graduada pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduada em Marketing pela Universidad de Barcelona (ES) e especialista em Marketing Digital pela ESPM. Direciona sua pesquisa para a presença feminina no sistema da arte, atuando como curadora pesquisadora de mulheres artistas. Em 2023 foi selecionada para a Residência em Curadoria e Pesquisa do Instituto Inclusartiz e 2022 foi ganhadora do Edital de Pesquisa e Curadoria da Galeria OMA. Foi curadora de exposições como Abolicionistas, no Museu de Arte do Rio – MAR, Gravadas no Corpo, no Bananal (SP) e no Instituto Inclusartiz (RJ) e Tromba D’água no SESC São Gonçalo.

Veja também