1930-
Nova York, EUA
Uma vida inteira não seria suficiente para contar todas as histórias, celebrar as habilidades, analisar as criações e obras, e mapear os interesses e projetos de Faith Ringgold, artista multimídia – hoje na casa dos 90 anos. Com um olhar profundamente crítico, político e inovador, a artista é uma grande contadora de histórias. Nascida no Harlem, em NY, se graduou e fez o mestrado na City College. Faith Ringgold é, além de artista, escritora e professora. Expressou em suas primeiras pinturas o preconceito, a discriminação e a vida da população negra estadunidense. Percebendo que poderia ir cada vez mais longe nos suportes, passou a incorporar para além da pintura outros materiais como tecidos, costura e performance, tecendo opiniões políticas e demonstrando, por meio de suas narrativas, a hipocrisia da sociedade. Em paralelo, explorou também esculturas e a criação de máscaras, tendo viajado para a Nigéria e Gana para pesquisar sobre técnicas antigas de confecção de máscaras. A conexão entre Ringgold, sua ancestralidade e o “quilting” aconteceu em uma sinergia de encontros. A artista conheceu “tankas” tibetanos e nepaleses – pinturas portáteis de rolo de tecido – no Rijksmuseum, em Amsterdã. E sua mãe, que era estilista, aprendeu a técnica de quilting com sua avó e sua bisavó, ambas ex-escravas. A primeira colcha de Ringgold, Echoes of Harlem (1980), foi criada em colaboração com sua mãe. Depois, quando sua mãe faleceu, suas colchas começaram a tomar um caminho mais narrativo. A série mais aclamada de suas “colchas de histórias”, American Collection (1997), aborda a violência na construção dos EUA e as estruturas de poder dominante.
- Retrato de Faith Ringgold
- “I’m just keeping my eyes wide open so I can find a point os view in all this. I’ve been wainting for the inspiration that can help me to inspire others”
- American People # 9, The American Dream, (1964) – Pippy Houldsworth Gallery
- Echoes of Harlem (1980) – The Studio Museum Harlem
- Whose Afraid of Aunt Jemima? (1983)
- The Flag is Bleeding # 2, American Collection # 6 (1997)
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