1898-1991
Springfield, Ohio, EUA
Berenice Abbott foi uma das mais importantes fotógrafas documentais da história, com séries icônicas de imagens da Grande Depressão americana. Estudou brevemente na Ohio State University, mas sua evolução técnica aconteceu de forma autodidata, aprimorando-se em escultura e desenho por quase 5 anos. Durante sua trajetória morou entre Nova York e Paris, com passagens por Berlim, o que a deixou circulando entre figuras importantes da vanguarda artística do século XIX. Conheceu e se apaixonou pela fotografia como expressão artística em Paris, quando foi assistente no Man Ray Studio. Nesse período, teve contato com a obra de Eugène Atget, um revolucionário da fotografia documental que desviou seu olhar das figuras humanas e trouxe paisagens vazias e a catalogação de objetos no seu corpo de trabalho. Berenice Abbott foi colecionadora do trabalho de Eugène Atget, comprando seus negativos e preservando seu legado após sua morte. Sua coleção, posteriormente foi comprada pelo MoMA. Desde o início do trabalho de Abbott, seu grande interesse residia em retratar a vanguarda parisiense, guiada por processos de compreensão das transformações emocionais e ambientais da sociedade. Em um de seus retornos a NY, impressionada com a modificação da paisagem da cidade, aplicou seu olhar preciso e único à fotografia documental, resultando em uma longa produção que retrata a arquitetura, cultura e a vida cotidiana da metrópole. A artista teve diversas exposições em vida, lecionou por mais de 20 anos na New School for Social Research, além de ter escrito diversos livros sobre fotografia.
- Retrato de Berenice Abbott
- “Half of the fun of photography is fooling around, mixing solutions, playing with papers, exercising tangible authority over silent partners of photographic – film, paper, chemicals.”, Berenice Abbott
- Modern Vision (1938) – The New York Public Library
- Photograph of Radio Row (1936) – The New York Public Library
- Pike and Henry Street (1936) – The New York Public Library
- The O Line, Pier 11, East River (1930)
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