Judy Chicago

1939-

Chicago, Illinois-EUA

Artista, educadora e escritora, Judy Chicago é uma das mulheres mais importantes da luta feminista na arte. Se graduou na UCLA e na década de 60 e teve forte presença na cena institucional questionando os papéis de gênero e o espaço das mulheres na produção contemporânea. Participou de importantes exposições de vanguarda minimalista, mas rapidamente passou a revelar um posicionamento feminino e feminista explícito em seus trabalhos. Como docente, teve experiências em diversas instituições, com uma turma de alunas fiel e dedicada aos seus ideais, que incluíam disciplina e rigor na produção. Fundou, junto com Miriam Schapiro, o primeiro programa de arte feminista em uma universidade, na CalArts, com uma abordagem pedagógica que continuou a desenvolver ao longo dos anos – no The Feminist Workshop, um programa experimental; e em seu desdobramento, Womans Building, espaço que ficou muitos anos ativo na formação de centenas de artistas mulheres. Sustentou uma prática incrivelmente diversa, experimentando múltiplos materiais, indo do ferro ao fogo, e técnicas plurais, desde a pintura até a performance, incorporando habilidades artísticas de estereótipo feminino com habilidades consideradas masculinas: pintura automotiva, soldagem, pirotecnia. Judy Chicago sempre se interessou por temas grandes, como nascimento, história das mulheres, construção da masculinidade, holocausto, morte e extinção. Talvez a sua obra mais emblemática e que mais dívida opiniões e críticas seja a instalação The Dinner Party (1979), uma mesa de banquete triangular na qual homenageia mulheres lendárias e históricas. A artista produz ativamente até hoje e, mesmo após mais de 5 décadas de contribuições para uma mudança ativa da arte, afirma que “ainda há muito a dizer sobre a representação e autonomia das mulheres em nossa cultura em geral”.

  1. Retrato de Judy Chicago
  2. “It is really hard for women in the arts to just do what we want to do. Why should it have been so hard for me to be an artist and make a contribution?”
  3. Rainbow Pickett (1965)
  4. Bigamy Hood (1965)
  5. Heaven is for White men Only (1973)
  6. Earth Birth, from the Birth Project (1983)
  7. The Dinner Party (1979)
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Ana Carla Soler

Ana Carla Soler é historiadora da arte pela UERJ, relações públicas graduada pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduada em Marketing pela Universidad de Barcelona (ES) e especialista em Marketing Digital pela ESPM. Direciona sua pesquisa para a presença feminina no sistema da arte, atuando como curadora pesquisadora de mulheres artistas. Em 2023 foi selecionada para a Residência em Curadoria e Pesquisa do Instituto Inclusartiz e 2022 foi ganhadora do Edital de Pesquisa e Curadoria da Galeria OMA. Foi curadora de exposições como Abolicionistas, no Museu de Arte do Rio – MAR, Gravadas no Corpo, no Bananal (SP) e no Instituto Inclusartiz (RJ) e Tromba D’água no SESC São Gonçalo.

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