Varvara Stepanova

1894-1958

Kaunas, Lituânia

Varvara Stepanova foi uma das fundadoras do Construtivismo Russo e sua contribuição para o design têxtil é uma de suas marcas mais valiosas para a história. Foi pintora, poeta, cenógrafa, designer gráfica, professora, tendo produzido um corpo de trabalho extenso e variado, incluindo pôsteres, livros, revistas e roupas. Estudou na Escola de Arte de Kazan e, no início de sua carreira, explorou uma ampla gama de tendências artísticas, do simbolismo ao realismo, interessada na fusão do som e da imagem, criando uma espécie de poesia visual. Ela também investigou o campo da colagem, trabalhando com fotografias, jornais e anúncios, trazendo um campo “legível” e geométrico para a obra. Depois da revolução de 1917, em parte de seus trabalhos passou a explorar o conceito do novo ser humano socialista – robótico, eficiente, dinâmico – estudando movimentos simples como pular, sentar, andar. Entretanto, logo direcionou suas habilidades artísticas para tornar a arte um campo de teste, que visava a criação de modelos para novos designs industriais. Suas inclinações ao estudo do movimento a levaram a projetar estruturas e padrões que se ajustavam à função da peça de roupa a que se destinavam, com uma atenção especial a qualidade dos tecidos que utilizava e a funcionalidade da trama do fio. Criou vestuários e uniformes em estampas geométricas com linhas e combinações de cores que valorizavam os movimentos. Também desenvolveu vestimentas utilitárias para trabalhadores e figurinos para teatro. Como legado, Varvara Stepanova criou conceitos de sustentabilidade para moda que repercutem até hoje: quanto mais útil e durável uma peça de roupa for, mais ela será utilizada e mantida no guarda-roupa.

  1. Retrato de Varvara Stepanova
  2. “Composition is the contemplative approach of the artist. Technique and Industry have confronted art with the problem of construction as an active process and not reflective”
  3. Billiard players (1920) – Museo Nacional Thyssen-Bornemisza
  4. Study the Old, but Create the New (1919)
  5. Design Têxtil (1924) – Coleção Privada
  6. Design Têxtil (1924) – Musée Pouchkine
  7. Circle Points, Teal and Orange (1923)

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